25 de mai. de 2011

Decálogo (Escolas Públicas)

Decálogo a ser seguido pelos gestores para a solução dos problemas de infra-estrutura das Escolas Públicas Estaduais

1
Se não houver merendeira na escola,
não será fornecida a merenda;

2
Se não houver pessoa responsável pela Biblioteca, ela permanecerá fechada;

3
Se não houver escriturários e secretário,
de acordo com o módulo, não haverá entrega de documentos na DE;

4
Se não houver verba para compra
de material e manutenção da sala de informática, o local não será utilizado;

5
Se não houver recursos para reparos e vazamentos no prédio escolar,
não haverá consertos;

6
Se não houver recursos para pintura do prédio, o prédio não será pintado;

7
Se não houver verba para a contratação de contador para as escolas, não haverá prestação de contas à FDE;

8
Se não houver verba suficiente para a contratação de funcionários pela CLT,
o dinheiro será devolvido;

9
Se a mão-de-obra provisória
não for qualificada, será recusada;

10
Se as festas não tiverem o objetivo de integrar a escola à comunidade, não serão realizadas
A nossa escola é, por previsão constitucional, pública e gratuita. Portanto, ela tem de ser custeada pelos cofres públicos. Todas as omissões do Estado, com relação aos itens acima, deverão ser objetos de ofícios da direção às Diretorias Regionais de Ensino, a fim de isentarem o diretor de eventuais responsabilidades administrativas.
Toda e qualquer ameaça de punição aos diretores associados da Udemo, por tomarem aquelas atitudes, será objeto de defesa jurídica por parte do Sindicato, seguida de denúncia ao Ministério Público e propositura de Ações Civis Públicas contra o Estado, pelo não cumprimento das suas obrigações para com as unidades escolares e pelos prejuízos causados à comunidade escolar.


* fonte: http://www.udemo.org.br--

29 de abr. de 2011

O que importa, importa?

Nem sempre conseguimos enxergar além dos muros existentes entre nós e os outros. 
Às vezes os muros são tão altos e extensos que mal conseguimos imaginar seus limites...E o  que é pior, é que quase sempre estes muros só existem em nossa imaginação individualista e pouco fecunda de idéias originais.
Talvez seja realmente loucura imaginar tal coisa. Talvez...
Por que pode ser também que, no mundo atual tudo esteja tão relativizado que provavelmente loucura não exista ou seja apenas uma forma original de ver as coisas. De novo, talvez!
Mas o que importa se existem muros reais ou simplesmente imaginados? 
A distância entre as pessoas cresce a uma velocidade enorme e pouco importa se existem dores ou lágrimas ou medos ou angústias, desde que eles não sejam meus...Não é isso?
Para que preocupar-se com lamentos alheios quando posso viver numa redoma de vidro temperado? Ainda, por precaução, posso mandar blindar a redoma! Claro, é urgente a necessidade de proteção "contra" o outro e qualquer coisa que venha do outro...Afinal, se não é meu ou não está comigo, não importa!
Importante é viver um faz-de-conta: eu faço de conta que nada mais importa e você faz de conta que o texto nada tem a ver com você...

26 de mar. de 2011

E assim caminha a humanidade...



Participei de um grupo de formação de professores de educação infantil nesta semana e o que vi e ouvi causou tristeza.
Eu e uma amiga fomos convidadas para socializarmos as informações de um curso do qual participamos sobre jogos cooperativos e  dinâmicas de grupo e aplicarmos ambos.
O resultado não foi o esperado por nós...
Uma pequena parte do grupo apenas estava ali, de corpo e alma; a maior parte estava apenas de corpo presente, velando seu próprio umbigo.
Estava ali um grupo de educadoras comprometidas em não se comprometer demais com o outro; apenas o suficiente para
"salvaguardar" parte de sua consciência que "teima" em se preocupar com o desenvolvimento da vida alheia.
Estava ali um grupo de educadoras que anseia por um salto na qualidade de trabalho, salário, benefícios próprios, claro.
Pensamos nas lutas que aquelas educadoras travam todo dia com as péssimas condições de trabalho que a educação pública propicia e tentamos justificar seu desinteresse por nossa proposta. Buscamos entender a realidade sofrida de uma classe pouco reconhecida pela sociedade, como é a dos professores; o desrespeito ao qual estão sujeitos diariamente, seus sonhos frustrados, como justificativa para tal comportamento.
Mas constatamos apenas que aquelas educadoras, talvez inconscientemente, estão reproduzindo um comportamento que desaprovam em seus alunos: mostram desinteresse, desrespeito com a educação, com seus pares e consigo mesmas.
Elas desaprovam o velho modelo de escola, mas rejeitam o novo. Argumentam fervorosamente contra as novas propostas "vindas de cima", mas, se apresentam alternativas à elas, essas são individualistas; fundamentadas por legalismos e crenças subjetivas.
E como é grande a capacidade de dispersar do grupo...fugir ao assunto, sair pela tangente... Falar o que não se deve e escrever o que é bonito!
É isso! Afinal não é a escola um espaço privilegiado para o faz-de-conta? 

9 de mar. de 2011

Voltando ao Cariboda

O Rafa esteve várias vezes no Cariboda. Ele viveu lá com seus 2 anos, lembram-se?
Eu me lembro bem desta época e, se vocês leram algum texto anterior do Cariboda se lembrarão também.
Mas sabem? O Rafa não se lembra!
Quer dizer, ele se lembra do lugar. do nome... Mas os amigos Vandique e Raique ficaram perdidos em algum lugar no passado, junto com as aventuras vividas, as histórias construídas...
Há apenas coisa da qual ele se lembra bem: Era bom demais! 
Acredito que a sensação seja a mesma de quando sentimos o cheiro do perfume de um grande amigo mesmo estando há quilômetros de distância dele... Como quando sentimos o gosto da comida da nossa mãezinha ao comermos um marmitex longe da casa dela...
Às vezes somos levados pelo tempo para longe de quem nos oferece abrigo desinteressado e consegue ser nosso cúmplice, ouvindo nossas conversas desmedidas...
Às vezes é só disto que precisamos e é tudo do que não dispomos.

O Rafa cresceu, afinal! Ele tem meios de tranporte reais, bebe pouco leite real e descobriu que há coco demais nas ruas das cidades reais... E nas casas, nas instituições públicas...
E eu? Eu descobri que somos todos carentes de Vandiques...

Até a próxima!

Ele, crescido!